Entrevista SBU Nacional com presidente da seccional Paraná.

 30/03/2015

Levar eventos científicos para as cidades do interior, ampliar a divulgação de temas urológicos para a população e estabelecer metas para melhoria dos honorários médicos são alguns dos planos da SBU-PR para este ano. Nesta entrevista, o presidente da seccional, Dr. Márcio de Carvalho, enumera ainda as principais atividades desenvolvidas pela entidade em 2014, englobando as áreas de educação continuada, responsabilidade social e defesa profissional.

SBU Online - Quais foram as principais ações realizadas pela sua seccional ao longo de 2014?

Dr. Márcio de Carvalho - Durante o ano de 2014, a seccional Paraná realizou ações pontuais voltadas para educação continuada, responsabilidade social e defesa profissional. Mantivemos durante todo o ano o Programa do Professor Convidado (PPC), tradicional evento da SBU-PR realizado na última quarta-feira do mês em Curitiba, com temas atuais, professores de renome e participação expressiva de urologistas. Promovemos a Jornada Urológica de Maringá em agosto, considerada a mais tradicional da urologia paranaense, contemplando sua 14ª edição. O sucesso desta jornada ficou demonstrado pelo número recorde de 400 participantes. Em maio, foi realizada merecida e emocionante homenagem aos professores Luiz Carlos Rocha e Renato Tâmbara Filho, grandes expoentes da urologia paranaense e nacional que muito colaboraram para a formação ética e profissional de inúmeros urologistas. O discurso de homenagem foi proferido por mim, e os professores receberam uma placa de deferência. A SBU-PR participou ativamente do Congresso Sul Brasileiro de Urologia, em julho, durante a Copa do Mundo, na cidade de Gramado (RS). O sucesso imediato foi fruto de organização primorosa em sintonia com uma programação científica de altíssimo nível, graças ao empenho das três seccionais da região sul e, em particular, do Dr. Gustavo Carvalhal, presidente da SBU-RS, a quem rendemos nossa homenagem e agradecimento. Em 2014, a SBU-PR promoveu a maior campanha do movimento Novembro Azul de sua história. Foram realizadas diversas ações, entre elas, a distribuição de camisetas, material informativo e orientações sobre câncer de próstata ao público das cidades de Curitiba, Londrina e Maringá, além da iluminação em azul de pontos turísticos diversos no estado, como a estufa do Jardim Botânico, em Curitiba. Obtivemos apoio do prefeito de Curitiba, Gustavo Fruet, e de diversas secretarias de saúde, tendo como ponto de partida a apresentação da campanha durante sessão solene da Câmara Municipal de Curitiba. Em prol da campanha, a SBU-PR também esteve presente durante jogos da Copa Brasil de Vôlei em Maringá, representada pelo Ziober Maringá Vôlei e seu capitão, Ricardinho. A informação eletrônica também mereceu destaque em 2014, com atualização do website da SBU-PR, criação de página oficial do Facebook e lançamento do jornal eletrônico em dezembro. Na defesa profissional, realizamos reuniões com representantes de Curitiba, Londrina e Maringá para estabelecer estratégias de negociações com planos de saúde, especialmente ligadas a valores de material endourológico. Infelizmente tudo neste sentido ocorre de maneira muito lenta por serem especificamente reivindicações regionais com características e negociações diferentes. Já está em pauta e ficou estabelecido novo plano de negociações para 2015.

SBU Online - Que atividades serão priorizadas este ano?

Dr. Márcio de Carvalho - Vamos estender o PPC para cidades do interior, criando, assim, o PPC itinerante. Iremos ainda ampliar a divulgação de temas urológicos sensíveis à população através da mídia, incentivar eventos científicos voltados para o interior como hands-on e workshops, desenvolver a campanha Novembro Azul ainda maior com extensão e intercâmbio regionais mais amplos, estabelecer metas específicas para melhoria dos honorários médicos com participação direta de líderes regionais nas discussões para elaborar estratégias de negociações semelhantes em cada região sem haver disparidades. Em especial, abriremos espaços para uma SBU-PR agregadora no sentido de estimular os urologistas do estado a terem um canal aberto para novas ideias construtivas desde educação continuada até defesa profissional.

SBU Online - Em sua opinião, que desafios ainda há pela frente na sua seccional?

Dr. Márcio de Carvalho - Presenciamos rotineiramente uma insatisfação crescente de um grande número de urologistas que se sentem limitados diante das exigências e negações por parte dos planos de saúde. Necessitamos de urgência, mas nossa luta é muitas vezes injusta devido ao grande aparato desenvolvido pelas operadoras de saúde em confrontar nossas reivindicações. A união é a solução, somente assim seremos fortes para agir. Nosso grande desafio é promover a união de polos do estado em busca de melhores condições para valorização de nosso trabalho compatível com nossa qualificação profissional. Exemplos, ações positivas de outras seccionais ou cooperativas e medidas de apoio da SBU nacional serão bem-vindos.

SBU Online - Como estão os honorários médicos na sua região?

Dr. Márcio de Carvalho - A insatisfação é total. Diante de nossas reivindicações, obtemos muito pouco ou nada. É importante frisar que, apesar dos pedidos de ação por parte dos colegas, muitas vezes somos combatidos de maneira injusta pelos planos de saúde, que buscam saídas mirabolantes para contrariar ou neutralizar nossas propostas, do tipo "pegar ou largar". A nossa luta é incessante, mas com certeza não irá ter final na nossa gestão.


TAGS